jueves, 13 de octubre de 2011

ÚLTIMAS NOTICIAS DE DOZULE


PARA BREVE, A APROVAÇÃO OFICIAL DAS MENSAGENS DE DOZULÉ?

PROGRESSO NO RECONHECIMENTO DAS MENSAGENS DE DOZULE

SEGUNDO AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES RECOLHIDAS, FATOS E DECISÕES IMPORTAN-TES SUCEDERAM EM DOZULÉ. NO DIA 29 DE MAIO DE 2011, JUSTAMENTE EM DOZULÉ REALIZOU-SE A CERIMONIA DA PRIMEIRA COMUNHÃO DAS CRIANÇAS. FOI PRESIDIDA POR MONS. JEAN-CLAUDE BOULANGER, BISPO DIOCESANO. A IGREJA ESTAVA CHEIA A MISSA TERMINA. MONSENHOR FICA AO LADO DO ALTAR. O PADRE BALORE, PÁRO-CO DE DOZULÉ, ESTÁ DIANTE DO MICROFONE. UM SILÊNCIO...INESPERADAMENTE, CHAMA A SENHORA MAZOT(CERTAMENTE, A SENHORA JÁ ANTES EMPENHADA E HABITUADA A ACOMPANHAR AS PEREGRINAÇÕES OU CERIMÔNIAS PRIVADAS NA HAUTE-BUTTE-COLINA DAS APARIÇÕES, ONDE NÓS JÁ TIVEMOS A GRAÇA DE ESTAR PRESENTES). O PÁROCO INSISTE EM PERGUNTAR SE ELA ESTÁ PRESENTE NA IGREJA. ESTA SENHORA LEVANTA-SE. O PÁROCO, PADRE BALLORE, CONVIDA-A ENTÃO A APROXIMAR-SE E A VIR ATÉ JUNTO DELE. NOTE-SE QUE TUDO ISTO NA PRESENÇA DO BISPO QUE CONTINUA DE PÉ, JUNTO DO ALTAR.
A SENHORA DIRIGE-SE ENTÃO PARA O PADRE BALLORE. ELE PEDE-LHE QUE SE AJOELHE DIANTE DELE. ELA OBEDECE. ENTÃO O PÁROCO POUSA AS SUAS DUAS MÃOS NA CABEÇA DA SENHORA MAZOT E DIZ-LHE ESTAS PALAVRAS:
“SENHORA MAZOT, EU NOMEIO-A RESPONSÁVEL DO ACOLHIMENTO E ORIENTAÇÃO DOS PEREGRINOS À HAUTE BUTTE EM DOZULÉ. E ABENÇOO-A, EM NOME DA IGREJA”
A SENHORA COMOVIDISSIMA, LEVANTA-SE. E O PÁROCO ACRESCENTA:
“SE TIVER ALGUM PROBLEMA, EU LÁ ESTAREI PARA A AJUDAR”
TUDO ISTO SE REALIZOU NA PRESENÇA DE MONS. BOULANGER. ESTA REPONSABI-LIDADE É VALIDA POR 2 ANOS. ANTES DISTO, MONSENHOR BOULANGER, TERIA TAMBÉM DECIDIDO:
1-NOMEAR O PAROCO DE CAMBREMER, FILIPE GROS(ANTIGO MÉDICO, NASCIDO EM 1938 E ORDENADO EM 2006) RESPONSÁVEL POR RECEBER E ANALIZAR OS TESTEMU-NHOS DE TODOS QUANTOS SE APRESENTASSEM COMO MIRACULADOS.
2- CONSTITUIR UMA COMISSÃO DE INQUÉRITO DE 4 SACERDOTES CUJOS NOMES NÃO FORAM PUBLICADOS POR AGORA, A FIM DE ESTUDAR OS ACONTECIMENTOS EM DOZULÉ, E AS MENSAGENS RECEBIDAS POR MADALENA AUMONT.
3- IR VISITAR MADALENA AUMONT, A VIDENTE DE DOZULÉ, NA SUA CASA DE RETIRO EM LIVAROT, O QUE JÁ FEZ. NESTA OCASIÃO, ABENÇOOU-A E REZOU COM ELA.
E REZEMOS NÓS AGORA, PARA QUE O RECONHECIMENTO OFICIAL DA IGREJA SE REALIZE O MAIS DEPRESSA POSSIVEL PELO BISPO DO LUGAR.
SEGUNDO A APROVAÇÃO DO BISPO DE BAYEUX-LISIEUX, DADA PELO PÁROCO DE DOZULÉ E NA SUA PRESENÇA, NÓS MESMOS AGORA PROPOMOS AOS SACERDOTES E AOS LEIGOS QUE VENHAM EM GRANDE NÚMERO REZAR AO CIMO DA HAUTE-BUTTE DE DOZULÉ, LUGAR EM QUE PELA PRIMEIRA VEZ APARECEU A MADALENA AUMONT A CÉLEBRE E TÃO ANSIADA CRUZ GLORIOSA, QUE JESUS PEDIU À SUA IGREJA, COM 738 METROS DE ALTURA.
NOTE-SE QUE O TERÇO É AGORA REZADO TODOS OS DIAS JUSTAMENTE NA HAUTE-BUTTE DE DOZULÉ, AS 14 HORAS.
NÃO SE ESQUEÇA QUE A SANTA SÉ, SEGUNDO CARTA DO PRÓPRIO CARDEAL RATZINGER, ENVIADA AO BISPO DIOCESANO DE ENTÃO, NÃO ACEITOU A CONCLUSÃO NEGATIVA DA SUA COMISSÃO(COMO ALIÁS ACONTECEU EM MEDUGORJE), E SUGE-RIA COM TODA A DELICADEZA, MAS SEM MARGEM PARA DÚVIDAS, A CONTINUAÇÃO DO EXAME DOS ACONTECIMENTOS E MENSAGENS DE DOZULÉ ATRAVÉS DE NOVA COMISSÃO, QUE NUNCA SE CHEGOU A NOMEAR. E O BISPO FALECEU, SEM CONCRE-TIZAR OS DESEJOS DA SANTA SÉ.
ESTA BEM INESPERADA NOTICIA DA TOMADA DE POSIÇÃO DO NOVO BISPO DIOCESA-NO DE BAYEUX-LISIEUX A QUE PERTENCE DOZULÉ, VEIO APRESSAR O QUE JÁ TINHAMOS A INTENÇÃO DE PUBLICAR DE NOVO, OS ACONTECIMENTOS DE DOZULÉ, SEGUNDO O PÁROCO DA ÉPOCA DAS APARIÇOES, COM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DE SEUS SUPERIORES, O PADRE VITOR L’HORSET.
INTRODUÇÃO:
FORAM JÁ PUBLICADOS DIVERSOS RELATOS SOBRE AQUILO A QUE SE CONVENCIO-NOU CHAMAR O FENÔMENO DE DOZULÉ. A PEDIDO DE UM CERTO NÚMERO DE PESSOAS DESEJOSAS DE POSSUIR DELE UMA FIEL EXPOSIÇÃO, E TENDO MESMO EM CONTA QUE OS MEUS SUPERIORES ME DEIXARAM LIVRE NESSE SENTIDO, DECIDI PUBLICAR O MEU TESTEMUNHO
DEVO ANTES DE MAIS PRECISAR QUE O FENOMENO VAI PARA ALÉM DAS APARIÇÕES. ESTAS INICIARAM APENAS NO DIA 28 DE MARÇO DE 1972 E DURARAM SEIS ANOS.
MAS FORAM PRECEDIDAS, 2 ANOS ANTES, DE GRAÇAS EUCARISTICAS RECEBIDAS COMO UM BEM MISTERIOSO DOM FEITO A MADALENA AUMONT, GRAÇAS DE QUE ALIÁS ELA MESMA AINDA HOJE GOZA, NA SEQUENCIA DE UMA COMUNHÃO QUE RECEBEU NO DIA 12 DE ABRIL DE 1970 E QUE MARCOU OU DETERMINOU UMA IMPORTANTE REVIRAVOLTA NA SUA VIDA.
PARA MADALENA, ESTAS GRAÇAS MISTICAS TÊM UM VALOR IGUAL, SENÃO MAIOR AINDA, QUE O DAS APARIÇOES DE QUE EM SEGUIDA FOI BENEFICIÁRIA.
MADALENA CONFIOU ESTAS GRAÇAS E APARIÇOES AOS SEUS CADERNOS, EM NUMERO DE 7. EU MESMO, À MEDIDA QUE AS APARIÇOES SE REALIZAVAM OS REUNI NUM DOSSIER, COM A AJUDA DAS IRMÃS.
EIS PORQUE DEI A ESTE MEU TRABALHO O TITULO: A PRIMEIRA TESTEMUNHA
ACIMA DE TUDO, FUI DURANTE 2 ANOS O CONFIDENTE DE MADALENA E O SEU DIRE-TOR ESPIRITUAL. DEPOIS DE 12 DE ABRIL DE 1970, MADALENA AUMONT SOFREU UMA NITIDA TRANSFORMAÇÃO. QUANDO REGRESSAVA DA COMUNHÃO,EU MESMO LIA NO SEU ROSTO UMA ALEGRIA E UMA PAZ TAIS, DE QUE PROVAVELMENTE ERA EU O ÚNI-CO A DAR-ME CONTA DE QUE VIA CLARAMENTE MANIFESTA NELA UMA PRESENÇA INVISIVEL.
DOIS ANOS DEPOIS, NÃO FIQUEI DE FATO SURPREENDIDO QUANDO, NA CAPELA DE SÃO JOSÉ, ME ENTREGOU, ANTES DE INICIAR A MISSA, UM PEDAÇO DE PAPEL TIRA-DO DE UM CADERNO ESCOLAR, NO QUAL TINHA ESCRITO ESTAS PALAVRAS, QUE ELA MESMA OUVIRA, NA SUA PRIMEIRA VISÃO DA CRUZ, NO DIA 28 DE MARÇO DE 1972:
“ECCE CRUCEM DOMINI”  (EIS A CRUZ DO SENHOR)
“DAREIS A CONHECER ESTA CRUZ E TRAZÊ-LA-EIS”
POR CONSEGUINTE, FOI A MIM QUE ALGUNS DIAS DEPOIS, MADALENA CONFIOU AQUILO QUE TINHA VISTO E OUVIDO E ENTREGOU ESTE PEDAÇO DE PAPEL QUE EU CONSERVO PRECIOSAMENTE.

O PRIMEIRO CONTATO COM OS MEUS SUPERIORES
MADALENA E EU MANTIVEMOS SILÊNCIO; AO NOSSO REDOR, NINGUÉM DUVIDA DE QUE NA MANHÃ DO DIA 28 DE MARÇO DE 1972, A CRUZ TENHA APARECIDO NO CÉU DE DOZULÉ
EM TODO CASO, EU DEVERIA FALAR NO ASSUNTO. E FI-LO POR VIA HIERÁRQUICA. QUEM RECEBEU, PELA PRIMEIRA VEZ, ESTA CONFIDÊNCIA FOI O RESPONSÁVEL PASTORAL DA ZONA NORTE DO AUGE, DE QUE DEPENDE DOZULÉ. ESTE IRMÃO NO SACERDÓCIO OUVIU-ME COM ATENÇÃO E DEPOIS, CONFIDENCIOU-ME:
“PADRE, CREIO QUE A ESTA IRÃO SEGUIR-SE OUTRAS APARIÇOES. SEJA COMO FOR, VÁ, EU NO SEU LUGAR, FALARIA DESTE ASSUNTO AO PADRE PELCERF”
ESTE PADRE, DE FATO, ERA ENTÃO DECANO DO CAPITULO E EXORCISTA DA DIOCESE. CONTACTEI O PADRE PELCERF ALGUNS MESES DEPOIS, E DE ACORDO COM ELE, APRESENTEI-LHE MADALENA AUMONT: FOI UM ENCONTRO SIMPLES E RESERVADO. PADRE PELCERF, HABITUADO COMO ESTÁ A RECEBER, DE VEZ EM QUANDO, DOENTES PSÍQUICOS COM PERTUBAÇÕES MAIS OU MENOS GRAVES, NÃO TARDOU EM DAR-SE CONTA DE QUE O CASO DE MADALENA AUMONT NÃO ERA CASO A PSICANALIZAR E PARA LHE DEMONSTRAR A SUA ESTIMA E CONFIANÇA, OFERECEU-LHE AS OBRAS DE SÃO JOÃO DA CRUZ. E ELES MESMOS CONTINUARÃO DEPOIS A CORRESPONDER-SE.
 O PRÓPRIO PADRE PELCERF ME TINHA DITO ALGUNS DIAS ANTES:
“ CARO PADRE, É TEMPO DE FALAR DISTO AO BISPO”
CONTACTEI MONS. BADRÉ, HABITUADO A OUVIR SEMPRE COM MUITA BENEVOLÊNCIA RELATOS DE TODO O TIPO DE APARIÇÕES. MAS ELE ESTAVA JÁ AO CORRENTE DESTE FENÕMENO, POIS ME CONTOU QUE TINHA CONTACTADO COM O PADRE GUYOUT PARA SUBSTITUIR O PADRE PELCERF E ACOMPANHAR, POR SUA VEZ, O FENOMENO DE DOZULÉ. E DESTE MODO TEREI SEGUIDAMENTE CONTACTOS, TANTO COM O BISPO COMO COM O PADRE GUYOT.
ENTRETANTO, AS APARIÇOES CONTINUAVAM A RITMO MAIS ACELERADO. AS PRIMEIRAS SEIS APARIÇOES REALIZARAM-SE NO MESMO LUGAR, NA HAUT-BUTTE (ALTA COLINA) E EM CADA UMA HÁ UMA MENSAGEM
NESTAS SEIS APARIÇOES, MADALENA ESTÁ SOZINHA. FAZ-ME O SEU RELATO NO PRÓPRIO DIA, OU ALGUNS DIAS MAIS TARDE; TENHO CONFIANÇA NA SUA SINCERIDA-DE E NA EXATIDÃO DO SEU RELATÓRIO.
NA SEXTA APARIÇÃO, A VOZ DIZ-LHE:
“PROCURA 3 PESSOAS E REZAI JUNTOS O ROSÁRIO PELA CONSTRUÇÃO DA CRUZ GLORIOSA, AQUI NOS CONFINS DO TERRITÓRIO DE DOZULÉ”
COM A AUTORIZAÇÃO DE MONSENHOR,ENCONTRO-ME COM AS 3 RELIGIOSAS DA ESCOLA DE SÃO JOSÉ, INFORMO-AS A FAZEREM PARTE DO PEQUENO GRUPO DE ORAÇÃO. E ASSIM, NOS ENCONTRÁVAMOS TODAS AS NOITES NA CAPELA, AS IRMÃS MADALENA E EU, PARA REZAR O SANTO ROSÁRIO.

PRIMEIRA APARIÇÃO A QUE ME FOI DADO ASSISTIR
DESTE MODO, LENTAMENTE, O FENÔMENO IA SAINDO DO SILÊNCIO EM QUE EU E MADALENA O TÍNHAMOS GUARDADO DURANTE ALGUNS MESES. O PRÓPRIO FENÕMENO ESTÁ MESMO PARA ABANDONAR A ALTA COLINA. NO DIA 27 DE DEZEM-BRO DE 1972, AS 7 DA NOITE, À SAIDA DA IGREJA, EM QUE MADALENA HAVIA ACABA-DO DE ORNAMENTAR O ALTAR PARA UM CASAMENTO QUE SE IRIA CELEBRAR NO SÁBADO SEGUINTE, A MESMA MADALENA AVISTA A CRUZ, POR CIMA DA IGREJA, BEM MAIS ALTO, NO CÉU, E MAIS PEQUENA QUE A DAS APARIÇOES ANTERIORES. ELA MESMA PRECISARÁ: NA DIREÇÃO DE LISIEUX. INFORMA-ME IMEDIATAMENTE E APONTA COM O DEDO NA DIREÇÃO DA APARIÇÃO.
-SENHOR PADRE, DIZ, OLHE A CRUZ!”
EU OLHO E RESPONDO-LHE:
“NÃO VEJO NADA”
MAS MADALENA JÁ NÃO ME OUVE. PÕE-SE LENTAMENTE DE JOELHOS, DIRIGE O SEU OLHAR PARA O CÉU, INTEIRAMENTE ABSORVIDA PELA SUA VISÃO. O SEU ROSTO ESTÁ VERDADEIRAMENTE TRANSFIGURADO. ESTÁ EM EXTASE. É A PRIMEIRA VEZ QUE EU VEJO UMA PESSOA EM ÊXTASE. TAMBÉM AQUI POSSO TESTEMUNHAR QUE NO ROSTO DE MADALENA SE REFLETE A PRESENÇA INVISIVEL.
PEGO NUM LÁPIS E NA MINHA AGENDA, PRONTO PARA ESCREVER, SE NECESSÁRIO, AS PALAVRAS QUE VIRIA A OUVIR DA BOCA DE MADALENA. E EIS QUE PASSADOS UNS 2 MINUTOS, DAQUELA QUE ESTÁ EM ÊXTASE, IMÓVEL, DE IMPROVISO, OUÇO PRONUNCIAR, COM UMA VOZ BEM DISTINTA E SEM HESITAÇÃO:
“O SORTE NUPTA PROSPERA, MAGDALENA, ANNUNTIATE VIRTUTE EIUS QUI VOS DE TENEBRIS VOCAVIT IN ADMIRABILE LUMEN SUUM”
QUE PODE TRADUZIR-SE ASSIM:
“Ó MADALENA, ESPOSA DE UM DESTINO GLORIOSO, PROCLAMA AS MARAVILHAS DAQUELE QUE TE CHAMOU DAS TREVAS À SUA LUZ ADMIRÁVEL”
CONVIDADA A SEGUIR-ME PARA O PRESBITÉRIO, ELA PRÓPRIA ME PRECISARÁ DETA-LHES DESTA VISÃO. DELA FAREU EU MESMO UM RELATO MAIS PORMENORIZADO NO CAPITULO DEDICADO ÀS APARIÇÕES.


AS GRANDES ETAPAS
ANTES DE INICIAR A EXPOSIÇÃO DAS APARIÇÕES,DESEJARIA APRESENTAR UMA SUA SÍNTESE, PARA FACILITAR-LHES A COMPREENSÃO:
1-ACABAMOS DE ASSINALAR AS 7 PRIMEIRAS APARIÇÕES, A SÉTIMA PERTO DA IGREJA, EM QUE A VISÃO DA CRUZ DARÁ LUGAR Á APARIÇÃO DE CRISTO.
2- UMA SÓ APARIÇÃO SE REALIZARÁ NA IGREJA, NO DIA DE SEXTA FEIRA SANTA, 28 DE MARÇO DE 1975, QUE ASSINALARÁ O TERCEIRO ANIVERSÁRIO DA PRIMEIRA APARIÇAO DA CRUZ.
3- NA CAPELA SÃO JOSÉ, IRÃO REALIZAR-SE 35 APARIÇOES, DE 12 DE JUNHO DE 1973 A 2 DE JANEIRO DE 1976
4- UMA NOVA E ULTIMA SÉRIE DE APARIÇÕES IRÁ REALIZAR-SE DO DIA 2 DE fevereiro A 6 DE OUTUBRO DE 1978. ESTA ULTIMA APARIÇÃO CONCLUIRÁ O CONJUNTO DA MENSAGEM, CONVIDANDO MADALENA A IR AGORA AO ENCONTRO DE CRISTO, ATRAVÉS DA FÉ DA IGREJA, NA EUCARISTIA E PELA OBEDIÊNCIA AO SEU SUPERIOR, O BISPO.
DEDICO ESTE LIVRO A MINHA MÃE, EM FILIAL HOMENAGEM
MINHA MÃE ACOMPANHOU-ME, NAS DIVERSAS PARÓQUIAS A QUE FUI CHAMADO, DEPOIS DE 5 ANOS DE VICARIATO EM SANTA TEREZA DE CAEN, A EXERCER O MEU MINISTÉRIO COMO PAROCO. ACOMPANHOU-ME NA MINHA PRIMEIRA PARÓQUIA, EM TOUR-EM-BASSIN, ONDE ESTIVE DE 1951 A1966.EM 1966 FUI NOMEADO PARA DOZULÉ E ALI PERMANECI ATÉ 1977
ENTRETANTO, MINHA MÃE MORREU, NO DIA 10 DE DEZEMBRO DE 1970. POR CONSE-GUINTE NÃO CONHECEU AS APARIÇÕES. SE AS TIVESSE CONHECIDO E PARTICULAR-MENTE A DE 27 DE DEZEMBRO DE 1972, SEM DÚVIDA ALGUMA TERIA FEITO UMA PERFEITA COMPARAÇÃO ENTRE ESTAS APARIÇÕES E UM EPISÓDIO DA SUA VIDA.
DEPOIS DE 11 ANOS EM DOZULÉ, NO DIA 1 DE JULHO DE 1977, DEU-SE A MINHA MUDANÇA PARA PONT-FARCY. SEGUIA DE LONGE OS ACONTECIMENTOS DE DOZULÉ PASSAM OS ANOS. SEI QUE NO DIA 7 DE JULHO DE 1984 É FINALMENTE CONSTITUIDA UMA COMISSÃO DIOCESANA HÁ TANTO TEMPO ESPERADA, ENCARREGADA DE INVES-TIGAR OS ACONTECIMENTOS DE DOZULÉ.
UM DIA, SOU CONVOCADO, PARA DAR O MEU TESTEMUNHO. SEGUIDAMENTE, A COMISSÃO CHAMARÁ ALGUMAS TESTEMUNHAS MAIS; TODAS SERÃO INTERROGADAS ESPERO ENTRETANTO, ENQUANTO OS DIAS E OS MESES VÃO PASSANDO, QUE O INQUÉRITO NOS TRANSMITA AS SUAS CONCLUSÕES.
NO DIA 8 DE DEZEMBRO DE 1985, ESTOU NO MEU ESCRITÓRIO E EXAMINO CARTAS QUE DE HÁ MUITO TEMPO FICARAM AMONTOADAS. ENCONTRO, COMO POR ACASO, UMA CARTA DE MINHA MÃE, DATADA DO PERÍODO DE TOUR-EM-BASSIN. DEPOIS DE UM LIGEIRO OLHAR, APRESSO-ME A MOSTRÁ-LA A MINHA IRMÃ MARIA LUIZA, QUE SE ENCONTRA NA SALA DE JANTAR, OCUPADA NA PREPARAÇÃO DA REFEIÇÃO DA NOITE E A VER TELEVISÃO
“PEGA NESTA CARTA, DIGO-LHE EU, E VÊ SE RECONHECES DE QUEM É!”
“CERTAMENTE, RESPONDE, É A LETRA DA MAMÃE”
ANTES DE A LER, INTERROMPE-ME. NA TELEVISÃO ESTÃO A ANUNCIAR QUE FICARAM OFICIALMENTE PUBLICADAS AS DISPOSIÇÕES DO BISPO DE BAYEUX SOBRE OS ACONTECIMENTOS DE DOZULÉ...
OLHÁMO-NOS, MINHA IRMÃ E EU, E COM FACILIDADE CONCLUÍMOS:
“TUDO NEGATIVO”
RESTAVA-NOS APENAS A ESPERANÇA. MAS É ENTÃO QUE MINHA IRMÃ LÊ, EM VOZ BAIXA, O CONTEÚDO DA CARTA QUE EU TINHA ENCONTRADO E A QUE TINHA DADO APENAS UMA FUGITIVA OLHADELA, MOMENTOS ANTES:
“HOJE, 2 DE DEZEMBRO DE 1964: ESTA MANHÃ, PELAS 6:30, TIVE UM BELO SONHO; ERÃO TÃO BELO, QUE O ESCREVI, PARA NÃO ESQUECER. VI NOSSO SENHOR. NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE SAÍA DE UMA NUVEM, ENTRE O CÉU E A TERRA. ERA BELISSIMO, DE SE FICAR EXTASIADO, PERANTE A SUA MAJESTADE.CONTINUAVA A OLHAR, E EIS QUE VEJO A CRUZ, QUE LHE CAIA SOBRE AS COSTAS. E NESSE MOMENTO, ACORDEI. NÃO FOI MAIS QUE UM SONHO, MAS ESTE SONHO IMPRESSIO-NOU-ME”
RECONHECEMOS QUE UMA TAL COINCIDÊNCIA É PELO MENOS, CURIOSA. AMBOS FICAMOS CONVENCIDOS DE QUE É UM SINAL DO CÉU:
“OH! DIZ-ME MINHA IRMÃ, É A TUA MÃE QUE TE DIZ:”TEM CONFIANÇA, MEU FILHO”
DE FATO, JAMAIS TIVE INTENÇÃO DE ME SERVIR DESTA CARTA PARA DESMENTIR O MEU BISPO E A SUA NEGATIVA CONCLUSÃO A RESPEITO DE DOZULÉ. POR OUTRO LADO, NÃO CONSIDERO O SEU DECRETO COMO UMA CONDENAÇÃO SEM POSSIVEL APELO. NA CARTA DATADA DE 25 DE OUTUBRO DE 1985, COMO RESPOSTA AO RELATÓRIO QUE MONS.BADRÉ LHE HAVIA ENVIADO, O CARDEAL RATZINGER DIZIA-LHE:
“CONFORME É DE SUA COMPETÊNCIA, A CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ EXAMINOU ATENTAMENTE ESTES DOCUMENTOS E APROVOU O PROCESSO QUE SEGUISTES, TAL COMO AS DISPOSIÇÕES DO VOSSO DECRETO. AO MESMO TEMPO, COMO É EVIDENTE, NÃO DUVIDA DE QUE ACOMPANHAREIS TAMBÉM ESTE FENOMENO DE FUTURO, COM A MESMA PRUDENTE VIGILÃNCIA E QUE POSSAIS TOMAR, SE NECESSÁRIO, AS OPORTUNAS MEDIDAS QUE NESTA MATÉRIA, COMPE-TEM À VOSSA RESPONSABILIDADE EPISCOPAL. QUEIRA ACEITAR EXCELÊNCIA...”
JOSEPH, CARDEAL RATZINGER
PODE, POIS, ESPERAR-SE QUE UM DIA, UMA NOVA COMISSÃO DIOCESANA, QUE DESTA VEZ TENHA EM CONTA AS TESTEMUNHAS AUTÊNTICAS, QUE A PRIMEIRA VEZ NÃO FORAM CONSULTADAS, PERMITA AO NOSSO BISPO QUE “ACOMPANHE ESTE FENÕMENO COM A MESMA PRUDENTE VIGILÃNCIA”
FAZENDO UMA VEZ MAIS ALUSÃO À CARTA DE MINHA MÃE, QUE POR ACASO, HAVÍA-MOS ENCONTRADO NO PRÓPRIO INSTANTE EM QUE A TELEVISÃO ANUNCIAVA A PU-BLICAÇÃO DO DECRETO EPISCOPAL, OUSO CONCLUIR POR MEU LADO QUE O ACASO NÃO EXISTE E QUE OS ACONTECIMENTOS SÃO SINAIS. ESTA CARTA É UMA PISCADE-LA DE OLHO DA PROVIDÊNCIA, É UM SORRISO DE DEUS. NÃO SE DIZ PORVENTURA QUE O CÉU É CHEIO DE HUMOR?(3)
(3) E É, COMO VEMOS AGORA MESMO, PELO COMPORTAMENTO BEM DIFERENTE DO NOVO BISPO DE DOZULÉ(n.d.t.p)

No hay comentarios:

Publicar un comentario